santa maria

VÍDEO: novo sistema de agendamento de consultas começa a funcionar

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Desde a última segunda-feira, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Waldir Mozzaquatro, na Vila Schirmer, no Bairro Presidente João Goulart, passa a contar com um novo sistema de agendamento de consultas. A iniciativa foi colocada em prática pela prefeitura para melhorar o fluxo de atendimentos e deve ser ampliada para outras unidades de saúde do município, levando em consideração a demanda e a especificidade de cada local.


UBS da Cohab Santa Marta passa a contar com serviço odontológico

Antes da mudança, os agendamentos na UBS eram feitos somente nas sextas-feiras: cerca de 150 fichas eram distribuídas entre idosos e grupos preferenciais por telefone, às 7h15min, e o restante da população pela parte da tarde, de forma presencial. Agora, para atendimentos com clínico-geral, os agendamentos ocorrerão todos os dias da semana, a partir das 7h. Já as marcações para odontologia e ginecologia deverão ser feitas às segundas-feiras, a partir das 7h20min, sempre de forma presencial.

Argentina registra primeiro caso de coronavírus

- As consultas eram marcadas de uma semana para outra. Vários fatores motivaram essa mudança, incluindo a reclamação de usuários. A demanda da unidade é bem grande. Nossa recepção é pequena, e não estávamos comportando agendar 100 pacientes ao mesmo tempo. Ainda estamos em fase de transição e queremos ver como a comunidade está reagindo - esclarece o enfermeiro Adriano Becker, coordenador técnico da UBS Waldir Mozzaquatro.

No total, são 28 consultas disponibilizadas por dia. Os agendamentos aos idosos e pessoas com deficiência não sofrerão alteração, conforme a lei municipal 5.446. A marcação seguirá sendo realizada por telefone todas às sextas-feiras, das 7h30min às 10h, com reserva de 30% para esses pacientes.

Conforme Becker, o índice de absenteísmo (quando um paciente falta a uma consulta já marcada) é de cerca de 9% na unidade, o que configura 54 ausências por mês. A UBS Waldir Mozzaquatro possui quatro especialidades (clínica-geral, ginecologia, odontologia e exame Preventivo Citopatológico) e realiza entorno de 600 atendimentos ao mês.

- Duas coisas influenciaram bastante nessa mudança. A primeira é em relação à estrutura, que é pequena para comportar todas as pessoas. E a segunda era o absenteísmo. O objetivo é que não se forme mais filas para os agendamentos e diminuir o número de pessoas que deixam de ir nas consultas, que a pessoa vá até o posto quando precisa - comenta o secretário de Saúde Guilherme Ribas.

Após avaliação do novo sistema de agendamento na Vila Schirmer, a prefeitura de Santa Maria pretende implantar o procedimento na UBS Kennedy, no Bairro Salgado Filho. Segundo o secretário, a medida já começa a ser aplicada na unidade da Região Norte a partir da próxima segunda-feira.  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Diagnóstico do novo coronavírus será realizado no RS

Após ação do Conselho, concurso para médico e dentista é suspenso em Santa Maria Próximo

Após ação do Conselho, concurso para médico e dentista é suspenso em Santa Maria

Saúde